IFRS – Campus Erechim Aderiu A Novo Serviço De DNS Gratuito

Novo serviço promete acelerar a navegação na internet do Campus Erechim do IFRS.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim, através do Setor de Tecnologia da Informação aderiu e implementou o novo serviço público e gratuito de DNS que promete acelerar a navegação na internet.

Os Sistemas de Nomes de Domínio, ou, mais conhecidos pela nomenclatura em Inglês Domain Name System (DNS) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores. Uma analogia pode ser feita com uma lista telefônica onde pesquisamos por um nome para descobrir o número do telefone, processo semelhante se dá com o DNS, ao requisitar um site, o sistema verifica qual é o IP do servidor que responde pelo domínio deste site e encaminha o pedido para lá.

Este novo serviço gratuito foi lançado pela empresa CloudFlare, conhecida por soluções de servidores para empresas, com a promessa de acelerar a internet de quem utilizá-lo e trazer mais privacidade durante a navegação apagando os registros de log de usuários a cada 24 horas, garante também que não coleta dados de comportamento dos dispositivos ou seus históricos de navegação para vender a terceiros conforme notícia veiculada pelo site Olhar Digital.

Os novos DNS’s implementados foram o 1.1.1.1 e o 1.0.0.1 onde após testes nos servidores internos do Campus obtivemos taxas de resposta na casa dos 23 milissegundos.

Tal iniciativa é mais uma ação para melhoria dos serviços mantidos em busca de uma sublimidade que considera-se o ideal para toda comunidade IFRS Erechim.

Conteúdo original disponível em: http://ifrsacontece.blogspot.com/
Texto e imagem: André Luciano Ciotta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *