Campus Erechim Inaugura Novo Laboratório De Informática Para 2018

Investimento possibilitou modernização da infraestrutura do Campus Erechim do IFRS.

Novos computadores adquiridos

O Campus Erechim do IFRS acaba de ganhar mais um atualizado e moderno espaço multidisciplinar para o auxílio do processo de ensino e aprendizagem de nossos discentes, em especial aos Cursos que fazem uso de aplicativos de desenho ou simulação como é o caso das áreas de mecânica e moda.

Numa busca incessante pela renovação do parque de máquinas dos laboratórios de informática, concretizou-se a modernização de mais um ambiente para o semestre letivo 2018/1 com a aquisição de 30 computadores num investimento de R$ 143.159,70 que somam-se a uma conexão por fibra óptica numa internet de 100Mb em um ambiente totalmente climatizado com sistema multimídia completo para prover um ensino público, gratuito e de qualidade.

Para o professor Paulo Henrique Santini mestre em Computação Aplicada é extremamente válido este tipo de investimento uma vez que havia muita concorrência pelos laboratórios mais “eficazes” do Campus. Uma melhor visualização com as telas maiores, uma adequação ótima para laboratórios de informática, em se tratando de códigos de programação. “…os maiores beneficiados com os investimentos de modernização são os professores e alunos em sala, as minhas aulas em específico, voltadas ao desenvolvimento Web, tem me proporcionado uma aceleração de conteúdo com os alunos, uma melhor identificação de problemas e erros em códigos por parte dos alunos.” completa Paulo.

Dário Lissandro Beutler, professor doutor em Educação do Campus Erechim considera importantíssimo o esforço da gestão do Campus em investir na atualização desses equipamentos.

– “Eu trabalho neste semestre com disciplinas do curso Técnico em Informática ligadas a desenvolvimento de software usando a IDE NetBeans e o Banco de Dados MySql que por serem um softwares robustos funcionam de uma forma muita lenta caso não tenha computadores atualizados com uma boa capacidade de processamento e armazenamento. Por isso, com essa atualização dos computadores teremos uma melhora direta no processo de ensino e aprendizagem”… ressaltou Dário.

O Laboratório foi implantado através de esforços conjuntos dos Setores de Tecnologia da Informação, Compras e licitações, é mais uma ação de melhoria na infraestrutura do Campus que atenderá toda comunidade interna e externa através das ações de ensino, pesquisa e extensão.

Mesmo com os escassos recursos para investimentos é visível que o Campus está dando passos largos em busca de uma infraestrutura “modelo” em se tratando de Instituto Federal.

Para o servidor Fernando José Simplício, especialista em Teorias e Metodologias da Educação o investimento em modernização de equipamentos de informática deve ser constante segundo ele -“Em tempos de pouco recurso financeiro essa ação deve ser louvada”.

Por fim, esta demanda de atualização de computadores nos laboratórios provém de muito planejamento do Setor de Tecnologia da Informação como pode ser conferido tanto no PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) como no PA (Plano de Ação) do Campus Erechim do IFRS.

Uma infraestrutura que corrobore com o caminho para dias melhores está sendo trilhado com humildade e coletividade pelos servidores em atenção a qualidade do processo ensino aprendizagem intentando sempre o sucesso junto a Comunidade IFRS.

 

Conteúdo original disponível em: http://ifrsacontece.blogspot.com/
Texto e imagens: André Luciano Ciotta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *